Crianças se divertem dando saltos de um barco à margem do rio Negro, uma brincadeira lúdica da Amazônia.
Tema: INFÂNCIA
Tags: amazonía, brasil, especial_meioambiente, identidad_de_los_pueblos, identidade_dos_povos, infância, juego_lúdico
País: Brasil
Duração: 07'31"
Diretor: Liana Amin e Igor Amin
Produtor: Liana Amin
Ano: 2011
Formato: HD
Montagem: Igor Amin
Som Direto: Liana Amin
Fotografia: Liana Amin
Trilha: Igor Amin
Filmografia do
Diretor:
Todos os filmes disponíveis no www.youtube.com/igoraataides
Comentário do Diretor: "Dos registros que fiz de crianças interagindo de forma contagiante com as águas do rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira-AM, pode-se extrair, pelas imagens, o simbolismo existente nessa relação, com a espontaneidade das crianças dando vida, de forma lúdica, a um barco abandonado à margem do rio. Em um momento de conflitos pungentes e degradação ambiental envolvendo as águas na Amazônia - exemplos dos projetos de construção do Porto das Lajes nas proximidades do Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões e da UHE de Belo Monte no rio Xingu - espero que esse curta experimental possa tocar as pessoas, pensando também nos "saltos" das presentes e futuras gerações numa perspectiva de esperança e de luta contra as degradações ambientais e contra as violações dos direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais. Os vídeos (no alto rio Negro e seu afluente Içana) puderam ser lapidados e transformados em uma poética arte pelo realizador audiovisual Igor Amin, a quem agradeço profundamente pela sensibilidade em seu olhar, principalmente no que concerne ao meio ambiente a ao universo infantil" (Liana Amin). Fonte: http://lianalimas.blogspot.com.br/2011/09/saltos-amazonicos-e-premiado-no.html
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Deixe o seu comentário