Em 1995, um grupo de estudantes de arte criou o inabilismo. Hoje, mesmo longe das galerias, o inventor da palavra segue moldando seu significado.
Tema: ARTES
Tags: artes_plásticas, doença, inabilismo, inabilistas, perfil, superação, superación
País: Brasil
Duração: 9'2"
Diretor: Luís Gustavo Ferraz
Produtor: Luís Gustavo Ferraz
Ano: 2012
Formato: HDV
Montagem: Luís Gustavo Ferraz
Som Direto: Bernard Nagel
Fotografia: Bernard Nagel
Trilha: Rodrigo Marçal
Comentário do Diretor: A arte (ou a história da arte) é cheia de ‘ismos’ famosos – como cubismo, surrealismo e minimalismo, para ficar só em alguns. Quando ouvimos a palavra ‘inabilismo’ pela primeira vez, antes de saber do que se tratava já bateu o desejo de falarmos sobre um ‘ismo’ que poucos conheciam; a pretensão de sermos os primeiros ‘historiadores’ do movimento, de certa maneira. Mergulhamos no tema, e essa abordagem inicial acabou tomando um rumo inesperado.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Deixe o seu comentário