Qual é o papel da televisão na sociedade? Ela reflete a realidade cultural de seu povo ou a constrói? É possível pensar em uma linguagem televisiva separadamente dos outros meios audiovisuais? A partir de depoimentos colhidos nas ruas e de materiais de arquivo, o filme tenta refletir sobre o assunto.
Tema: ARTES
Tags: arte, audiovisual, construção, construcción, mimese, realidad, realidade, televisão, televisión
Programa Relacionado: Meios de Comunicar
País: Brasil
Duração: 5'54"
Diretor: Sidney Schroeder
Produtor: Sidney Schroeder
Ano: 2009
Formato: HD
Montagem: Rafael Fracacio
Fotografia: Rafael Fracacio
Trilha: Fátima Araújo
Festivais:
Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo,CineOp - Mostra de Cinema de Ouro Preto,Vitória Cine e Vídeo,Goiânia Mostra Curtas,Recine - Festival de Cinema de Arquivo,Mostra do Filme Livre
Filmografia do
Diretor:
Poética (curta metragem, 2009); Janelas para o mundo (curta metragem, 2008); Por trás do espelho (curta metragem, 2006); Dear Prudence (video clipe, 2010); While my guitar gently weeps (video clipe, 2010)
Comentário do Diretor: “A tendência para a imitação é instintiva no homem, desde a infância. Neste ponto distingue-se de todos os outros seres, por aptidão muito desenvolvida para a imitação. Pela imitação adquire seus primeiros conhecimentos”. Desta forma, Aristóteles define o conceito de mimese. Mais de dois mil anos depois, num mundo onde a imagem tornou-se autorreferente, desvinculando-se assim do real como representação, cabe nos perguntarmos qual seu papel na sociedade. Em Poética, um “jogo de espelhos” é criado onde dialogam-se os depoimentos de espectadores, numa voz off múltipla e contraditória, com imagens da história do audiovisual e estas com as locações onde são inseridas.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Deixe o seu comentário