Um retrato da história do ofício da olaria em Santa Ana, na Costa Rica, desde seus fundadores até as problemáticas que vivem hoje em dia. O curta é também uma crítica à industrialização da arte e do artesanato, assim como à miopia de uma sociedade que não enxerga o valor do trabalho feito à mão, ligado a um desenvolvimento que deixa de lado tradições ancestrais e suas próprias raízes. O documentário também é uma homenagem ao trabalho diário de homens e mulheres que diretamente lidam com a terra, transformando-a e lhe dando um novo espírito, mantendo um profundo respeito à natureza.
Tema: ARTES
Tags: alfarera, alfarería, artesanato, artesanía, cerâmica, especial_meioambiente
Programa Relacionado: Labor
País: Costa Rica
Duração: 22'12"
Diretor: Alejandro Ferlini e Daniel Peraza
Produtor: Mariela Richmond e Florencia Chavés
Ano: 2013
Formato: HD
Montagem: Alejandro Ferlini e Daniel Peraza
Som Direto: Gabriel Girot
Fotografia: Alejandro Ferlini e Daniel Peraza
Trilha: Manuel Monestel
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Deixe o seu comentário