Breves olhares, visitas, depoimentos e conversas são suficientes para desvelar questões e experiências de movimentos e entidades de luta pela terra articulados no âmbito do Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional em Acampamentos e Pré-Assentamentos da Reforma Agrária nos Estados da Bahia e Sergipe, o PSAN. Com um olhar etnográfico, o documentário vai buscar nos acampamentos e pré-assentamentos os saberes e fazeres dessa gente, ainda tão invisível à sociedade. A sensação é de sonho e realidade. Ao som da canção Do Brasil, de Vander Lee, ganham vida temas como reforma agrária, segurança alimentar e nutricional, convivência com os biomas, agricultura familiar e agroecológica, cultura e economia solidária, resultado de um processo de formação e mobilização social promovido ao longo desse e de outros projetos de desenvolvimento solidário e sustentável para esses brasis. Tudo acaba e começa nas feiras: lugar de encontros, onde esse povo revela sua cultura e identidades, troca experiências e produtos e volta abastecido para recomeçar os plantios, as lidas e lutas cotidianas.
Tema: COMPORTAMENTO
Tags: agricultura_familiar, assentamentos, llatifundio, Movimento_dos_sem_Terra, reforma_agraria, sustentabilidad, sustentabilidade
País: brasil
Duração: 25'55"
Diretor: Patrícia Antunes
Produtor: Fabian Melo Franco
Ano: 2009
Formato: DVCAM
Montagem: Patrícia Antunes
Som Direto: Patrícia Antunes e Ricardo Piantino
Fotografia: Bi Antunes
Trilha: Do Brasil - Composição e Interprete: Vander Lee
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
O documentário foi de extrema importância pra mim pois tenho agora mais ainda certeza de que a sustentabilidade pode ser praticada desde o inicio e que a própria agricultura familiar é uma grande aliada contra o desmatamento, queimadas etc.