Cortesia do Cotidiano pretende discutir a classe média brasileira distanciando-se de conceitos sócio-econômico-antropológicos e afastando-se da temática documental habitual. O objetivo tampouco aproxima-se de uma análise vouyer, patriarcal, intelectual ou da reprodução do ócio televisionado. Trata-se de um assumido recorte, colado posteriormente em 30 quadros por segundo. Um recorte que assume suas limitações técnico-teóricas e logísticas. O objeto deste recorte é o indivíduo. Longe de psicologismos ou definições classistas quaisquer. Define-se aislado aos conceitos, define-se como narrativa. Narrativa construída pela personagem. Por um dia da personagem, correspondente à sua jornada de trabalho. A eleição da personagem não está relacionada diretamente ao extrato social a que pertence, mas ao grau indefinido de tarefa ordinária que desempenha. Desta forma, destaca-se peça comum embora distinta da narrativa não lapidada que denominamos sociedade, brasileira. Entretanto, narrativa completa e assumidamente dramatúrgica em essência. Pode-se caracterizar como um experimento empírico, no entanto, com conclusões ilimitadas e indefinidas.
Tema: COTIDIANO
Tags: biografia, observação, personagem, sociedad, sociedade
Programa Relacionado: Cotidiano
País: Brasil
Duração: 13'20"
Diretor: Paulo Calasans
Produtor: Emanuela Vieira
Ano: 2005
Formato: HD
Montagem: Paulo Calasans
Fotografia: Paulo Calasans
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Deixe o seu comentário