30 anos depois do início de uma das maiores ocupações urbanas do Estado de Goiás, 4 integrantes do grupo de posseiros/as urbanos rememoram a luta por terra passada durante a década de 1970. De forma poética, Renova a Esperança narra o processo que deu origem ao Jardim Nova Esperança. O filme narra, por meio daqueles/as que participaram da ocupação e ainda vivem no local, as motivações da ocupação, os recursos usados durante a resistência contra o Estado e o sentimento em relação ao bairro e a luta pela terra.
Tema: CULTURA POPULAR
Tags: bairro_popular, lucha_por_la_tierra, luta_pela_terra, movimento_social_por_moradia, movimiento_social, ocupantes_urbanos, posseiros_urbanos
País: Brasil
Duração: 14'54"
Diretor: Tatiana Leal, Kamyla Maia e Boris Alarcón
Produtor: Tatiana Leal, Kamyla Maia e Boris Alarcón
Ano: 2010
Formato: HD
Montagem: Tatiana Leal, Kamyla Maia e Boris Alarcón
Som Direto: Tatiana Leal, Kamyla Maia e Boris Alarcón
Fotografia: Boris Carlos García Alarcón
Trilha: Reginaldo Mesquita e João Rodrigues
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Deixe o seu comentário