Os sonhos de um avô em cenas reais; saudade e aventura que se cruzam nos trilhos da ferrovia São Paulo - Rio Grande. Uma emocionante viagem percorrendo Cem Anos de história à bordo da Locomotiva do Contestado.
Um filme com: Isabel Monique, Mikael Henrique e João Paulo Dantas. Depoimentos de Milton Amador, Delmir Valentin e Adelar Heinsfeld, além de participações especiais. Uma emocionante história de lutas e confrontos populares com Trilha Sonora de Victor & Hugo. Onde o amor a nova terra trouxe progresso anunciado pela chegada de descendentes de italianos, caboclos e alemães.
Tema: IDENTIDADE
Tags: trem, trem_de_ferro
País: Brasil
Duração: 20'
Diretor: Ernoy Luiz Mattiello
Produtor: Cleide F
Ano: 2011
Montagem: Vilmar Miguel Sartori
Som Direto: Vilmar Miguel Sartori
Fotografia: Ernoy Luiz Mattiello
Trilha: Victor e Hugo
Filmografia do
Diretor:
O autor, Ernoy Mattiello é formado em jornalismo, começou a carreira no rádio aos 14 anos de idade. Em 2000 passou a atuar como repórter televisivo e documentarista. Neto de gaúchos, que chegaram de trem em 1935 para colonizar Santa Catarina, o cineasta tem como uma das grandes paixões a pesquisa histórica e a produção documental da cultura regional. Produtor de 14 obras ente institucionais e documentários, ganhou destaque com Heimatland e a História do Kerb (2009), exibido nacionalmente e também na América Latina. Como correspondente da Rede Globo no TO de 2004 à 2006, da Rede TV de 2006 à 2008 no TO e da Rede Record em 2009 no ES , já esteve várias vezes em rede nacional.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Deixe o seu comentário