Quais são as atuais janelas para o curta-metragem em nossos nossos países? Afinal, por que produzir neste formato? Sobre estas questões comenta um grupo de profissionais de diferentes funções na cadeia produtiva do cinema, Lily Gávez, documentarista chilena, Luciana Abad, distribuidora de curtas argentina, e os brasileiros Eduardo Valente, crítico de cinema, e Pedro Jorge, […]
Augusto Bernal é professor na escola colombiana de cinema Black Maria. Nesta entrevista ele fala sobre a filosofia de ensino da escola, que tem como valores fundamentais o conhecimento da filmografia mundial, sobretudo a latino-americana, e o rompimento de padrões temáticos.
Documentarista, investigadora, roteirista, produtora e professora. É formada em Comunicação Social pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora e em Realização Cinematográfica pelo Instituto de Arte Cinematográfica de Avellaneda, IDAC. Exerceu atividade de docência em seminários de pesquisa em Comunicação na Universidade Nacional de Lomas de Zamora, no IDAC, no Instituto Cineargento e no Movimento […]
A documentarista e antropóloga Marta Rodríguez nasceu em Bogotá, Colômbia, em 1933. Ela iniciou a carreira nos anos 1960, com o ânimo de registrar os conflitos e injustiças em regiões de camponeses e povos indígenas. Em 1961, quando foi para Paris estudar cinema e etnologia, conheceu o também antropólogo e documentarista Jean Rouch, quem considera […]
A produtora Zita Morriña faz um breve relato sobre a origem dos festivais de cinema voltados para a produção latino-americana, na segunda metade do século 20, contextualizando a criação do Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, o Festival de Cine de La Habana, em Cuba.
Silvia Durán Molina, coordenadora do portal Cubacine, e Enrique Colina, cineasta cubano, destacam a criação do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos – ICAIC após o triunfo da Revolução Cubana. A cineasta Horizoe Miranda faz uma análise crítica sobre a atualidade deste instituto.
Cineastas argentinos e cubanos que veem no cinema a possibilidade de utilizar a arte para provocar a sociedade. Falam sobre suas escolhas profissionais Ricardo Piterbarg, Armando Capó, Martin Céspedes e Enrique Colina.
A produtora uruguaia Patrícia Boero avalia com olhar positivo a relação do documentário com os diversos públicos, e os cineastas argentinos Cristian Pauls e Pablo Nisenson contam como dialogam e pensam o público na realização documental, em especial a experimental. <
Silvia Durán Molina, coordenadora do Portal Cubacine, espaço que reúne uma série de conteúdos sobre o cinema cubano, explica a organização e o propósito da plataforma.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.