A diferencia de los escritores convencionales, el paulistano Eduardo Narciso Ponzi no sigue solamente un estilo literario. Dueño de un gran acervo de poemas, cuentos, crónicas y prosas, él escribe sus textos utilizando diversos seudónimos, como E. Demirel, Jorge Maia, entre otros. Éste detalle hizo llamar la atención de muchas personas que, tras su desaparición en el año 2005, cuestionan la real autoría de sus escritos. En medio al misterio de su paradero, en este documental se podrá conocer a su historia y descubrir como una misma persona puede ser vista por tantas miradas distintas y de maneras tan contradictorias.
Tema: ARTES
Tags: literatura, Narciso, poesia, pseudônimos, seudónimos
País: Brasil
Duração: 22'35"
Diretor: Jéssica Siqueira, João Paulo (Preto)
Produtor: Jessica Siqueira
Ano: 2011
Formato: DVCAM
Montagem: João Paulo (Prehto)
Som Direto: Tércio Filintro
Fotografia: João Paulo (Prehto)
Trilha: Wado e o Realismo Fantástico – Vai Querer?
Festivais:
Intercom 2012
Comentário do Diretor: O projeto “Narciso” tem como objetivo experimentar linguagem e formatos no âmbito de criar um documentário que refletisse as convenções do gênero, levando os realizadores, participantes e espectadores a percorrer um caminho diferente.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
É muito emocionante a vida de escritores modernos que deixam suas marcas no que escrevem e no que vivem.