En São Caetano de Odivelas, en el litoral de Pará, la pequeña ciudad se pone en fiesta cuando llega el mes de junio. Es la época de la celebración del buey de máscaras, manifestación folklórica, espécie de "boi-bumbá" creada hace casi un siglo por los pescadores de la comunidad como parte de las fiestas de São João. El documental muestra el trabajo, história de vida y sabiduria del “Mestre Dorrês”, principal artesano que confecciona los bueyes. El maestro popular es uno de los únicos que domina ese arte, y con más de 80 años y la salud frágil enfrenta el dilema de cómo y para quien dejar el legado.
Tema: ARTES
Tags: boi, Boi de Máscaras, Boi Tinga, bumba-meu-boi, folklore, odivelas, pará
País: Brasil
Duração: 10'
Diretor: Angela Gomes & Cezar Moraes
Produtor: Angela Gomes
Ano: 2011
Formato: MINIDV
Montagem: Angela Gomes
Fotografia: Bruno Assis, Cezar Moraes
Prêmios:
- Prêmio de Melhor Produção Amazônica no 3º Curta Amazônia 2012, Porto Velho (RO)
Festivais:
- 3º Curta Amazônia 2012, Porto Velho (RO), Prêmio de Melhor Produção Amazônica
- Competitiva da III Mostra etnográfica do Recife (2011)
- Competitiva da V Mostra Amazônica do Filme Etnográfico, 2011, Manaus (AM)
- Amazônia Doc 3.0 (2011) - Mostra Bruno Assis de Jovens Realizadores
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Grata por esse curta valorizando o importante trabalho do artesão, que enche de beleza as festas populares e na maioria das vezes não conhecemos, ou ignoramos.