Na corda bamba: as dores e as delicias da arte circense
O vídeo retrata as mudanças enfrentadas pela cultura circense, para concorrer com a gama de opções de lazer do mundo contemporâneo, e a luta dos artistas para manter viva uma arte milenar.
O documentário vem dividido em quatro blocos:
1 - Respeitável Público: um pouco da história do circo no que concerne a sua chegada ao Brasil. A idéia é apresentar um pouco do circo familiar e de sua tradição em transmitir e perpetuar sua arte para as gerações seguintes. Ainda neste bloco, personagens e artistas que fizeram ou fazem parte das grandes companhias de circo nos seus tempos áureos, contam um pouco de como era ser circense nesta época e falam sobre o Largo Paissandu, ponto de encontro dos artistas na década de 60.
2 - Vida Circense: As relações de trabalho dos artistas de circo, sua história, os treinos, os espetáculos, a relação com o público, as dores e as delícias que a arte impõe ao artista são retratados nesse bloco.
3 - Na corda-bamba: Os desafios enfrentados pelo circo no mundo globalizado são mostrados e discutidos neste bloco. São eles: mídia e globalização, concessão de áreas para circo, preconceito e a lei que proíbe a utilização de animais de qualquer espécie em apresentação de circos e congêneres.
4 - Evoé, a renovação do circo: as novas tendências do circo, o circo contemporâneo e a sua formação a partir dos circos escola e fala um pouco sobre as políticas públicas que envolvem o setor.
Tema: CULTURA POPULAR
Tags: animais_em_circo, artista_de_circo, circo, circo_novo, circo_tradicional, lona, palhaço, picadeiro, politica_para_circo
FICHA TÉCNICA
País: Brasil
Duração: 26'
Diretor: Carina Nascimento Bessa
Produtor: Aline Borges
Ano: 2008
Montagem: Carina Nascimento Bessa
Som Direto: Carina Nascimento Bessa
Fotografia: Carina Nascimento Bessa
Festivais:
Nenhum
Filmografia do
Diretor:
O documentário do circo foi o segundo feito. Antes fiz o documentário Mercado de Heranças.
MERCADO DE HERANÇAS: Gravado em uma das feiras mais antigas de São Luis – A feira da Praia Grande (1804) – O vídeo documentário trata da relação de hereditariedade entre os feirantes, que trabalham há mais de 20 anos no local, e o conflito dos filhos em assumir e dar continuidade a profissão herdada.
Deja una respuesta
CURTAS RELACIONADOS

Vivir en Común en Guatemala
Una ciudad no es más que un ejercicio de convivencia entre todas las ciudades posibles que contiene. Las huellas del...

(Português) Aqueles que Contam Histórias

Dama de Fino Trazo
Con una alma de niño, la centenária vovó que se fue, en las palabras de su nieta, son recuerdos de...

Una cuestión de tango
Pensar en tango es pensar en función de hombres y de mujeres y del rol definido que cada uno tiene,...

(Português) Último Pau de Arara

Yiax kaax – fim do resguardo
Juan Maxakali nasceu em outubro de 2009 na Aldeia Verde Maxakali em Ladainha, Minas Gerais. Seus pais, Zezão e Jupira,...
Great hammer of Thor, that is powerfully hleupfl!