De las manos del "negro viejo" pescador nacían instrumientos musicales con los cuales enseñava los chicos de la Vila da Viola y de la Vila da Fumaça a jugar y cantar. El Pescador andaba lejanías por sobre las dunas blancas para llegar en la Capororoca, dónde escogía la mejor madera para construir instrumientos musicales y enseñar los niños de la playa de la Cidreira/RS a jugar y cantar.
Tema: CULTURA POPULAR
Tags: cidreira, gaúchos, instrumentos_musicais, viola_praieira
País: Brasil
Duração: 15'
Diretor: Ivan Therra
Produtor: Maya Vasconcellos
Ano: 2006
Formato: HD
Montagem: Beto Bina
Som Direto: Filipi Lua
Fotografia: Léo Sassem
Trilha: Ivan Therra e Jociel Lima
Prêmios:
II Revelando os Brasis
Festivais:
Festival de Cinema de Gramado,Festival de Cinema de Pernanbuco,Festival de Cinema do Rio de Janeiro,Vitória Cine Vídeo
Filmografia do
Diretor:
Ivan Therra é cientista social, compositor, músico, escritor e pesquisador das culturas populares da região praieira gaúcha. Além do Maestro da Areia, dirigiu o Filme Totalidade 3 e fez a direção de fotografia do filme Duas Cruzes. O trabalho no audiovisual com captação digital é feito da perspectiva da possibilidade de fortalecimentos das identidades das comunidades que habitam a região praieira gaúcha, destacando a riqueza da contribuição das culturas de origem africana para a construção do imaginário popular praieiro. Ivan Therra dirige a O Marisco Cinevídeo Produtora, ferramenta de produção audiovisual da Casa da Cultura do Litoral.
Comentário do Diretor: O Maestro da Areia é um filme que revela e fortalece as singularidades das comunidades praieiras gaúchas. As paisagens infinitas, remetem ao olhar dos sujeitos culturais que enfrentam o cotidiano praieiro gaúcho por sobre as dunas brancas para vencer os limites, buscando os horizontes infindos do mar eternamente aberto.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Deixe o seu comentário