O documentário Quitungo, A força da Água, de Santa Maria de Jetibá mostra uma das fortes tradições da cultura pomerana no município, a produção de farinha de mandioca em quitungos (moinhos) de geração a geração.
Tema: CULTURA POPULAR
Tags: cultura_pomerana, tradições
País: Brasil
Duração: 8'
Diretor: Felipe Corrêa
Produtor: Alunos de Santa Maria de Jetibá
Ano: 2010
Som Direto: Alunos de Santa Maria de Jetibá
Fotografia: Alunos de Santa Maria de Jetibá
Trilha: Alunos de Santa Maria de Jetibá
Festivais:
Mostra Capixaba de Audiovisual Rural
Comentário do Diretor: Esse documentário é fruto de uma oficina de audiovisual dada por mim, com duração de uma semana, dada no municipio de Santa Maria de Jetibá.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
No romance Noite em Paris que publico no blogue de mesmo nome eu falo das antigas casas da farinhas. No caso aqui, o processo é até mais moderno porque se usa o moinho d’água. O filme em si é bom, mas não ficou bem claro e o objetivo era mostrar o fabrico de farinha ou mostrar a língua pomerana, valeu.