Entre Vanos es un documental etnolírico que se pasa en el Vano de las Almas, habitado por la comunidad restante quilombola Kalunga, en Cavalcante (GO). Lizeni es una chica kalunga de diez años y es ella quien conduce nuestra mirada por entre las bromas de infancia, el mundo adulto de los padres y la relación de la família con la ciudad más cercana.
Tema: DERECHOS HUMANOS
Tags: brincadeira, chapada_dos_veadeiros, criança, etnográfico, infância, kalunga, negro, negros, quilombola
Programa Relacionado: Jóvenes Miradas
País: Brasil
Duração: 19'50"
Diretor: Luísa Caetano
Produtor: Luísa Caetano e Ana Paula Rabelo
Ano: 2010
Formato: HD
Montagem: Luísa Caetano e Elias Guerra
Som Direto: Renato Telles
Fotografia: Carol Matias e Elias Guerra
Trilha: Anibal Diniz e Victor Valentim
Prêmios:
43° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro: Prêmio de Melhor Fotografia,Entretodos 4 – Festival de Curta Metragem de Direitos Humanos: Prêmio Visão Social,15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico: prêmio melhor curta
Festivais:
43° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro,16° É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários ,14ª Mostra de Cinema de Tiradentes,15º Festival de Cinema Luso Brasileiro – Santa Maria da Feira (Portugal),Cinélatino - 24èmes Rencontres de Toulouse (França),24º Festival Internacional Cinematográfico del Uruguay,Entretodos 4 – Festival de Curta Metragem de Direitos Humanos,6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América Latina,15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico,2º Cachoeiradoc – Festival de Documentários de Cachoeira,Festival Nacional de Cortos San Pedro 2011 (Argentina),III Festival de Filme Etnográfico de Recife
Filmografia do
Diretor:
diretora estreante
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
top, adorei, emocionante
Em algumas cenas revivi o meu passado, me emocionei, documentário perfeito, mostra a realidade vivida por aquele povo até hoje.