Inspirado en la vivencia de la directora, el video acompaña a las experiencias de una profesora en una comunidad de descendientes de alemanes. Um documental que empieza con la dificultad para llegar a la escuela, ubicada en una área rural, y pasa por el contacto con una cultura muy marcada por las costumbres de los ancestros, por la barrera del idioma y por el dilema de los jóvenes que tienen que dejar los estudios para trabajar en el campo.
Tema: MEMORIA
Tags: Brasil Alemanha, colonização alemã, comunidade rural alemã, São Pedro de Alcântara
País: Brasil
Duração: 14'03"
Diretor: Irene Rios da Silva
Produtor: Irene Rios da Silva
Ano: 2008
Formato: HD
Som Direto: Fernando Soares
Trilha: Ritmo em domínio público - Gaita: Antônio Vieira
Festivais:
Vitória Cine-Vídeo, novembro de 2008.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Deixe o seu comentário