Documentário sobre a comunidade Kalunga do município de Monte Alegre de Goiás. A comunidade, localizada no norte do Estado de Goiás, escondida nos vãos das serras próximas às cidades de Teresina de Goiás, Cavalcante e Monte Alegre é possuidora de um estilo de vida bem peculiar. Remanescentes dos Quilombos do Brasil viveram isolados por muito tempo, desde a escravidão, conservando os costumes e tradições afro-brasileiras. A partir de meados de 1980, esta comunidade começou a ser identificada e pesquisada. Atualmente o contato com a sociedade está cada vez mais intenso. O grupo de alunos produtores do filme deslocou-se de Goiânia em junho de 2012 para visitar a comunidade e participar da tradicional Festa de São João. O documentário foi produzido na linha do cinema etnográfico, não ficção, dentro das características do modo observativo, com a história sendo contada no alinhavo de depoimentos de membros da comunidade e pesquisadores. Emoção, humor e drama entremeiam a narrativa audiovisual do trabalho.
Tema: CULTURA POPULAR
Tags: kalunga, monte_alegre, negros, quilombo, quilombolas
País: Brasil
Duração: 21'41"
Diretor: Rander Rezende, Luciana Maciel, Thayane Cordeiro, Dyanne Amorim
Produtor: Rander Rezende, Luciana Maciel, Thayane Cordeiro, Dyanne Amorim
Ano: 2012
Formato: DVCAM
Montagem: Rander Rezende, Luciana Maciel, Thayane Cordeiro, Dyanne Amorim
Fotografia: Rander Rezende
Trilha: Ayub Ogada (Kenya) - Kothbiro
Prêmios:
1º Prêmio PUC-GO "Os melhores da comunicação" / Prêmio Raposa de Jornalismo
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Deixe o seu comentário