O Funk pode ser considerado uma manifestação cultural e artística? Como a sociedade do interior de Minas convive com esse evento?
Integrantes de grupos de funk de Governador Valadares-MG falam sobre sua música e cultura em meio a considerações de sociólogas, psicólogas e pesquisadoras da mesma cidade, na busca de um melhor entedimento e aprofundamento acerca do que é o funk.
Tema: ARTES
Tags: diversidade_cultural, educação, funk, território_cultural
Continuação: Parte 1 - Parte 2
País: Brasil
Duração: 26'
Diretor: Rosi Sabino
Produtor: Adriano Aparecido de Oliveira
Ano: 2010
Formato: HD
Montagem: Rosi Sabino e Débora Alves Martins
Som Direto: Judson Ferreira de Souza
Fotografia: Henrique do Nascimento
Trilha: Base do Funk - Grupo Ousados
Filmografia do
Diretor:
Os Pioneiros Vol. 2 - Personagens Femininas
Documentário
82'/2010
Produção, direção de externas e entrevistas
Patrimônio Histórico e Cultural da Área de Influência da Usina Hidrelétrica de Baguari
Vídeo Institucional
18'/2007
Coordenação de produção; Entrevistas e Direção de externas
Desvendando o Arco-Íris
Vídeo Institucional
42'/2009
Coordenação de produção, Entrevistas e Direção de externas
Pão e Pedra
Vídeo Institucional
37'30''/2009
Coordenação de produção, Entrevistas e Direção de Externas
Aviso Prévio
Curta-Metragem
SP/2003
Direção de fotografia e operação de câmera (PD-150)
Média-metragem: TOMÉ; direção: Wilson Julião SP/2004
FUNÇÃO: Direção de fotografia e operação de câmera (PD-150)
135
Curta-Metragem
SP/2005
Direção de fotografia e operação de câmera (PD-150)
Comentário do Diretor: Fazer este filme tem um sabor especial. Primeiro porque ele foi realizado durante um processo de ensino-aprendizagem; ao mesmo tempo em que fazia a direção também ensinava a jovens adolescentes curiosos e fascinados com o clima da filmagem. Segundo porque a temática versa sobre algo que de uma certa forma sempre me causou incômodo: a repugnância que muitos de nós temos em relação ao Funk. Pra mim, e tenho certeza que para o grupo dos jovens aprendizes, foi um momento de busca por conhecer melhor sobre o assunto... nós aproximarmos dele... e essa aproximação em forma de pesquisa, com as entrevistas, convivência com os funkeiros da cidade, a fala deles, a fala de pesquisadores... tudo isso confronta a repugnância muitas vezes encontrada em nosso meio por pura ignorância, ou seja, por falta de conhecimento dos contextos sociais dos eventos aos quais criticamos. Na verdade, o curta Diversidade Cultural na Trilha do Funk, é só o início de um diálogo social na busca de tentar compreender melhor esse universo de manifestações diversas que é o nosso Brasil.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Olá, boa tarde!
Parabéns pelo filme! Gostaríamos de exiibi-lo no evento Ocupa Cacilda, que trata das danças sociais dentre elas o funk, no teatro Cacilda Becker no Rio de Janeiro. É possível conseguirmos a versão HD? Conto com a colaboração!