Las Olympias de Fernando Codeço son las travestis de la Avenida Augusto Severo, en el barrio de Glória, en Río de Janeiro. El proyecto es realizado en referencia a la obra Olympia (1863), de Édouard Manet, que retrata una prostituta. El artista se inspira en las diversas técnicas y hace performances en las calles del barrio. La obra de Fernando es artística y también antropológica. La película entra en este universo, que capta testimonios, historias de vida y la relación con la prostitución travesti, el cuerpo y la autoimagen.
Tema: ARTES
Tags: arte, mujer, mulher, prostitución, prostituição, rio_de_janeiro, travesti, travestis
País: Brasil
Duração: 11'33"
Diretor: Bia Medeiros
Produtor: Suma Filmes
Ano: 2013
Formato: HD
Montagem: Bia Medeiros e Jonas Amarante
Som Direto: Rafael Bordalo
Fotografia: Jonas Amarante
Trilha: Pedro Mibielli
Prêmios:
-
Festivais:
Visões Periféricas
Comentário do Diretor: O trabalho de Fernando Codeço me inspirou a realizar esse filme que une arte e antropologia, sendo essa a minha área de formação realizei em conjunto com o artista plástico um extenso trabalho de campo com as travestis, conhecendo suas histórias e a sua interação com os desenhos do Fernando. A partir daí optei por uma narrativa de observação que em alguns momentos se aproxima do cinema direto como uma forma de demonstrar a profundidade do trabalho desse artista.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Deixe o seu comentário