Enviado para a Segunda Guerra Mundial, o então Sargento Oliveira embarcou para o Teatro de Operações da Itália, integrando o 11º Regimento de Infantaria. Duas vezes ferido em combate, condecorado com a maior honraria da FEB, a Cruz de Combate 1ª Classe, ele esteve nos principais confrontos em que o Brasil se engajou contra a Alemanha e os últimos fascistas: Montese, Collecchio, Castelnuovo, Fornovo, dentre outras batalhas menos conhecidas. Neste documentário, fruto da comparação entre a história oral e pesquisa documental, o ex-combatente impressiona com a riqueza de detalhes, ao relembrar eventos que ocorreram há mais de 60 anos. Da captura de um mapa com as posições da artilharia alemã aos disparos de metralhadora calibre 50 contra um ataque nazista, tudo é revivido com imagens e relatos impactantes. Pela quantidade de situações de perigo por que passou, ter sobrevivido já foi em si um milagre, como ele mesmo afirma. Se há uma palavra que possa definir Antônio de Oliveira, esta é "herói". Mas parece que os verdadeiros heróis, como ele, sempre negam esse adjetivo... O Sargento Oliveira faleceu logo depois do lançamento do documentário.
Tema: BIOGRAFIA
Tags: ex_combatente, FEB, Monte Castelo, Segunda_Guerra Mundial
País: Brasil
Duração: 55'
Diretor: Carlos Matos
Produtor: Carlos Matos
Ano: 2011
Formato: HD
Montagem: Carlos Matos
Som Direto: Jonathas Silveira
Festivais:
Sissone (2012) - Selecionado para exibição e participação na Mostra Novos Olhares do 10º Curta Santos.
Filmografia do
Diretor:
Crônica de Guerra: Sgt Oliveira (2012);
Sissone (2012).
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Deixe o seu comentário