Um resgate da figura do vaqueiro do Cariri Paraibano com depoimentos dos antigos vaqueiros da região. A vivência de suas atividades diárias, suas memórias, seu gosto em lidar com o gado e as dificuldades para deslocá-lo, sua fé, as recordações dos acidentes na lida, a busca de alimentos para os animais da Caatinga. A realidade de uma profissão que só foi reconhecida em 2013, pela lei número 12.870, e que também é conhecida em outras região como peão de boiadeiro ou tropeiro. O documentário foi realizado por jovens do projeto "Boa Vista Conta História", que estimula a produção de um banco de dados sobre a cidade.
Tema: COMPORTAMENTO
Tags: boi, boiada, caatinga, cariri, nordeste brasileiro, vaqueiro, Vaquejada
País: Brasil
Duração: 20'00"
Diretor: Flávio Alex Farias
Produtor: Soahd Arruda Rached Farias
Ano: 2014
Formato: MINIDV
Montagem: Vinicius Lima e Flávio Alex farias
Som Direto: Vanessa borborema, Ysmenia Valeska e Kesia Monique
Fotografia: Italo Alcantara, Valeria Bornborema e Rodrigo Leite
Trilha: Socorro Lira e Roniere Soares
Prêmios:
Recebeu 3º lugar categoria documentário no IV FARCUME- Festival de curta metragem de Faro, em Portugal. podendo ser acessado pelo http://farcume.faro1540.org/?p=987
Festivais:
IV FARCUME- Festival de curta-metragem de Faro, Portugal acessando http://farcume.faro1540.org/?page_id=945
INSA- Instituto Nacional do semiárido, Seminário em foco, na cidade de Campina Grande. podendo conferir matéria televisiva pelo evento https://www.youtube.com/watch?v=clrEH3o2UTg
Comentário do Diretor: Um trabalho realizado através do projeto Boa Vista Conta História, que reúne jovens boavistenses visando registrar em audiovisual seu povo e suas memórias. Por meio do projeto, já foram pesquisados e produzidos materiais relacionados a temas como futebol dos pioneiros, artesanato, mito de personagens da cidade, brincadeiras antigas, e tantas outras histórias que ainda estão em fase de edição.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Intrigante esse documentário, reporta-nos para a vida sofrida do vaqueiro.