Este filme não-ficcional retrata a vida e a obra musical de Benedito do Rojão, que com seus quase 80 anos, um AVC e um passado de apreciador da cachaça e das casas de perdição, continua na ativa, com cinco CDs gravados e inúmeras apresentações, na Paraíba e Brasil afora. Cria e amigo do grande artista “Jackson do Pandeiro”, João Benedito Marques ainda hoje admite a influência do “Rei do Ritmo” em suas composições. O filme percorre algumas etapas e lugares centrais na trajetória artística e humana deste excelente perpetuador da melhor tradição musical da Paraíba.
Tema: CULTURA POPULAR
Tags: Benedito do Rojão, cultura paraibana, forró, Jackson do Pandeiro, música Paraíba
País: Brasil
Duração: 19'54"
Diretor: Riccardo Migliore
Produtor: Riccardo Migliore
Ano: 2013
Formato: Digital
Montagem: Riccardo Migliore
Som Direto: em câmera
Fotografia: Riccardo Migliore
Trilha: Benedito do Rojão
Comentário do Diretor: Inicialmente cogitado como média-metragem, "A entrada do Rojão" foi produzido entre setembro de 2012 e fevereiro/março de 2013. O documentário foi reeditado entre maio e junho de 2013 eainda é inédito, não tendo estreado em festivais ou eventos de cinema. Quanto à produção, trata-se daquele trabalho feito literalmente "na raça", sem algum suporte financeiro ou logístico. Uma câmera na mão, uma ideia na cabeça e um exímio músico quase desconsiderado na PB, com uma história interessante e intensa para contar. Somente.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.