Caixa Mágica conta a história do quilombo Barra de Aroeira, localizada no interior do Tocantins, na perspectiva da relação dos remanescentes de escravos com a televisão. O que mudou no local, após a implantação de uma TV dita comunitária? E, os vários tipos de percepção quanto a programação televisiva são pontos que norteiam a narrativa. No local, a TV se tornou mágica para uns e alvo de resistência para outros, principalmente, para os moradores mais antigos.
Tema: CULTURA POPULAR
Tags:
País: Brasil
Duração: 15:48'
Diretor: Amanda Costa
Produtor: Amanda Costa
Ano: 2005
Formato: MINIDV
Prêmios:
2º lugar nacional no EXPOCOM do Rio de Janeiro - 2005;
3º lugar na Mostra Tocantins na França - 2005.
Comentário do Diretor: Mais do que aprimorar habilidades, experimentar o ofício de dirigir, roteirizar e produzir... Essa primeira experiência de imersão no universo audiovisual foi única. Pois, foi através desse contato que me tornei uma profissional mais humana e mais sensível perante as mazelas do nosso país.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Deixe o seu comentário