A realização do 10º Encontro de Jongueiros, em 2005, celebrou o registro do Jongo do Sudeste como Patrimônio Cultural do Brasil e sua inscrição no Livro de Registro das Formas de Expressão, em 15 de dezembro do mesmo ano, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Realizado em Santo Antônio de Pádua, onde teve início o projeto de extensão “Encontros de Jongueiros”, o município foi palco do anúncio público do registro e de homenagens aos mestres e aos líderes dos grupos ali representados, à Dona Sebastiana II, falecida havia dez anos, e ao Prof. Hélio Machado de Castro, do Departamento de Educação Matemática da UFF, idealizador, junto com lideranças jongueiras do Noroeste Fluminense, dos Encontros de Jongueiros desde sua primeira edição, em 1996. Este filme registra a trajetória de resistência, organização comunitária, luta por direitos e, principalmente, mobilização social das comunidades jongueiras do sudeste para a salvaguarda deste patrimônio afro-brasileiro e seu adequado reconhecimento como patrimônio cultural da nação brasileira.
Tema: CULTURA POPULAR
Tags: Encontro de Jongueiros, jongo
País: Brasil
Duração: 30'14"
Diretor: Elaine Monteiro, Mônica Sacramento, Paulo Carrano
Produtor: Daniele Monteiro, Julia Zanetti, Mariana Camacho, Paulo Carrano, Beatriz Pinheiro, Iamara de Andrade
Ano: 2012
Formato: MINIDV
Montagem: Luciano Dayrell
Som Direto: Rodrigo Maia
Fotografia: Lila Praça, Luciano Dayrell, Guilherme Fernández, Haroldo lopes, Pedro Simonard
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Parabéns por todos esses encontros que mantêm vivas as raízes da nossa ancestralidade. Importante a manutenção cultural.
Boa tarde !
Parabéns pelo resgate desta cultura.
Gostaria muito de poder participar.