É a Havana de agora, e a loucura parece transitá-la. A sociedade aprende e aceita a demência como uma possibilidade que cada dia desfila diante de seus olhos. "Existem" e por essa mesma e óbvia razão dar votos a essas vozes delirantes motiva a essência deste filme. O que pensa um doente mental do mundo ao seu redor, Deus, a política exterior de seu país, a cultura, o crescimento econômico, poderia estar na demência a solução para as circunstâncias do mundo contemporâneo? Estas e outras questões formulam o documentário, que homenageia a complexidade do pensamento, a contradição e a essência que separa a loucura da razão.
Tema: DIREITOS HUMANOS
Tags: doença_mental, especial_Cuba, existencial, hospício, loucura, manicômio, pensamento
Programa Relacionado: Razão e Loucura
País: Cuba
Duração: 21'16"
Diretor: Esteban Insausti
Produtor: Esteban Insausti
Ano: 2006
Formato: HD
Fotografia: Esteban Insausti / Alejandro Perez
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Obra maestra, creativa y valiente, hecha en un momento donde muy pocos se atrevían a hablar de esa manera.
Una de las obras maestras de este cineasta cubano , más reconocido fuera que dentro de su propio país