Um resgate sobre a atuação da geração do mimeógrafo em Brasília durante a década de 70 e início dos anos 80, tendo como cenário as dificuldades impostas pela Ditadura e a necessidade de se construir uma identidade local. Essa reconstituição foi feita, primordialmente, a partir da captação de materiais de arquivo e de entrevistas realizadas com oito personagens atuantes da poesia marginal brasiliense, acadêmicos e agitadores culturais: Nicolas Behr, Luís Turiba, Luiz Martins, Chacal, José Jorge de Almeida, Paulo José da Cunha, Ivan Presença, e por fim, Joanyr de Oliveira, ex-presidente da Associação Nacional de Escritores.
Tema: LITERATURA
Tags: contracultura, poesia_marginal
Programa Relacionado: Poetas en escena
País: Brasil
Duração: 25'
Diretor: Danielle Araújo
Produtor: Cefas Siqueira, Luiza Caldas e Danielle Araújo
Ano: 2008
Formato: HD
Montagem: Rubens Duarte
Fotografia: Marcos Feijó
Trilha: Liga-tripo, Celso Borges e Assis Medeiros
Festivais:
Mostra Competitiva Festival de Cinema de Brasília 2008
Filmografia do
Diretor:
Caravana Farkas (2010)
Um Pouco de Dois (Finalização)
Comentário do Diretor: Como lutar contra a ditadura sem armas? Um documentário que resgata a poesia como forma de resistência.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Deixe o seu comentário