E u documentário que narra a historia das construções do Sistema de defesa da Ilha de Santa Catarina no século XVIII e também os conflitos entres as coroas da Espanha e Portugal. Relata os 271 anos de história das Fortalezas da Grande Florianópolis, destacando aquelas projetadas pelo Brigadeiro José da Silva Paes: Santa Cruz, na ilha de Anhatomirim; São José da Ponta Grossa, na Ilha de Santa Catarina; Santo Antonio, na ilha de Ratones Grande; e Nossa Senhora da Conceição, na Ilha de Araçatuba.
Aborda também o processo de recuperação deste patrimônio histórico feito pela UFSC e devolvido a comunidade para visitação.
Tema: MEMÓRIA
Tags: florianópolis, fortaleza, fortes, fortificações, ilha, santa_catarina, sistema_de_defesa
País: Brasil
Duração: 23'
Diretor: Tatiana Kviatkoski
Produtor: Tatiana Kviatkoski
Ano: 2010
Montagem: José Mota Pires Filho
Som Direto: sim
Fotografia: Joi Cletison
Trilha: não
Prêmios:
nao
Filmografia do
Diretor:
REalizou diversos documentarios entre esles citamos;
Ganchos entre Mares e Montanhas;
Palhoça e Sua Historia
Mar & cultura
17º AÇOR - Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina
Comentário do Diretor: O filme mostra de uma forma poetica a construção destes mionumentos artiticos no seculo XVII, conseguimos apresentar a questão do Conflito entre Portugal e Espanha. Mas principalmente mostramos abeleza destas ilhas paradisiacas, o terabalho da UFSC na recuperação e preservação destes marcos da nossa historia.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Deixe o seu comentário