El acordeón es uno de los más populares instrumientos del nordeste brasileño. Acá está representado por el Sr. Ambrsino, que desde sus 30 años, tocó tamborín, pandero, triángulo, pero inspiró su afecto un viejo acordeón "pé-de-bode"; y también, por el Trio Cultural Zé do Estado, exclusivamente instrumental, que posee la formación típica del baile popular "pé-de-serra" - acordeón, zambomba y triángulo. El nombre del grupo es un homenaje al padre: Zé do Estado, acordeonista de São Bento, que anomí con su concertina de ocho bajos los bailes populares de Caruaru por muchas décadas.
Tema: MÚSICA
País: Brasil
Duração: 2'48"
Diretor: Roberto Berliner
Produtor: Rodrigo Lamounier
Ano: 1997
Formato: HD
Montagem: Piu Gomes
Som Direto: Paulo Ricardo Nunes
Fotografia: Jacques Cheuiche
Festivais:
Prêmios:
Menção Especial do Juri no Mostra Internacional do Filme Etnográfico/RJ - 1998;
Sol de Prata no Rio Cine - 1997
Filmografia do
Diretor:
Parte da série Som da Rua 1, em 38 Episódios.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
…interessantíssimo,sutilíssimo,pois que,primeiro a mostrar as devidas razões qualificativas do apôdo, ‘pé-de-bode’,para a sanfona de 8 baixos.E, com planos,depoimentos,luz,tudo do melhor,sem os ranços dos ‘documentários’ tão chatos e ,infelizmente,costumeiros… PARABÉNS a toda a Equipe!!!…