Milhares de argentinos descendentes de culturas originárias vivem em Buenos Aires, cidade que historicamente esqueceu da existência passada e presente desses povos. Quatro pessoas nesta situação narram como é crescer em um ambiente familiar e social que nega a eles suas raízes e sua cultura. Além disso, contam sobre a luta pessoal para reencontrar-se e fortalecer vínculos com atividades culturais. Nesta busca os quatro caminhos se unem por meio da cosmovisão dos povos originários, fazendo um convite à reflexão sobre a consciência e a relação da humanidade com a natureza.
Tema: IDENTIDADE
Tags: argentina, aymara, buenos_aires, especial_indígena, guarani, indígenas, indígenas_urbanos, quechua, urbano
País: Argentina
Duração: 39'26"
Diretor: Paola Castaño y Dailos Batista
Produtor: Angela Guerrero
Ano: 2011
Formato: HD
Montagem: Paola Castaño y Dailos Batista
Som Direto: Daniela Peña
Fotografia: Antonela Vita
Trilha: Sandra Barrientos Callamullo
Festivais:
FECICO 2011, Festival Transterritorial de Cine Underground, Festival Nacional de Cine Indígena de Patagonia, Underpy Fest, V Festival de Cine Under de Paraguay,BAIn, 1ra Muestra de Cine Buenos Aires Indígena,Festival de Cine Buenos Aires Creative Commons, 3ra Muestra Internacional de Cine Documental DOCSTOWN, Festival Internacional de Cine Social de Concordia, Festival Internacional de Cine de Derechos Humanos.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
En esta página está el trailer del documental con subtítulos en portugués y la película completa con subtitulos en español
http://www.runakuti.blogspot.com.ar/p/runa-kuti-en-otros-idiomas-subtitulos.html
Y aquí pueden ver más información sobre el documental.
http://www.runakuti.blogspot.com.ar/