Uma reflexão necessária com a contribuição dos cineastas Evaldo Mokarzel e Kiko Goifman, da documentarista Claudia Priscilla e da professora de cinema Cláudia Mesquita. Evaldo e Kiko expressam na prática o que pensam sobre esta contraposição, por meio dos documentários “À margem da imagem“, “Território Vermelho” e “Olhos pasmados“.
Considerações de Luiz Carlos Lacerda, Vicente Ferraz e Cláudia Mesquita sobre o atual cenário para a produção de documentários.
O registro da cultura indígena na opinião de Vincent Carelli, coordenador do Vídeo nas Aldeias, e do cineasta Andrea Tonacci.
Fatimarlei Lunardelli e Consuelo Lins refletem sobre as fronteiras entre o material jornalístico e o documentário.
Celso Sabadin, crítico de cinema, revisa a cadeia produtiva do cinema brasileiro, destacando a necessidade de inovação no modelo de distribuição e exibição frente à expansão e diversificação da produção.
O documentário na escola como educação, conhecimento e linguagem segundo as considerações dos cineastas Jorge Oliveira e Cristiane Arenas.
Brígida Miranda, José Claudio Castanheira e Paulo Markun questionam os limites da realidade na construção dos documentários.
Para Leo Vidigal, o documentário musical é mais do que um filme sobre algum artista.
Os cineastas Guilherme Castro e João Batista de Andrade ponderam a estreita relação do documentário latino-americano com a militância.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.