Executada nos anos finais da década de 1910, dedicada à memória dos soldados e cidadãos de Condé-sur-Noireau tombados durante a Primeira Guerra Mundial e desde então encimando um dos altares da milenar Igreja de Saint-Martin, esta Pietà, considerada uma das melhores obras de João Turin, além de apresentar duas singularidades que a tornam ainda mais admirável. Assim, na fisionomia da Virgem Maria, o artista teria se inspirado nos traços da célebre dançarina Isadora Duncan, que perdera de pouco dois filhinhos afogados no Sena – perda imensa que a aproximaria da de Maria ante o Filho morto. Mas não é só: como por milagre, e embora a própria Igreja de Saint-Martin tivesse sido atingida pelas bombas e severamente danificada, a Pietà escapou ilesa dos maciços bombardeios ocorridos por ocasião da invasão da Normandia pelas tropas aliadas, a 6 de junho de 1944, ocasião em que 95% da cidade foram reduzidos a um monte de escombros!
Tema: ARTES
Tags: especial_religiosidade, história, pietá, primeira_guerra_mundial, religião, religión
País: BRASIL
Duração: 13'38"
Diretor: FABRIZIO ROSA
Produtor: SAMUEL LAGO
Ano: 2013
Formato: HD
Montagem: FABRIZIO ROSA
Fotografia: FABRIZIO ROSA
Prêmios:
--------
Festivais:
-------
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Deixe o seu comentário