Com aproximadamente doze minutos de duração, o documentário apresenta os manifestos contra a corrupção, doação de imóveis públicos para a iniciativa privada, cultura, preservação arquitetônica e ambiental, realizados por Reinaldo Martins do Prado na cidade de Sorocaba, estado de São Paulo. Seu discurso ganhou amplitude graças a ações realizadas em locais estratégicos, pautando temas relevantes que se tornaram manchetes em diversos veículos de comunicação: "Com corda no pescoço, homem adia corte de árvores" (Jornal Ipanema); "Comerciante fica de cueca contra aumento de salário de vereadores" (G1.com). Seu espaço comercial, o Alambique, passa a identificar suas expressões artísticas, culturais e políticas. A partir de uma imersão na sua realidade cotidiana, Reinaldo se revelou mais que um ser crítico e performático: um artista que utiliza diferentes formas para se expressar. Questionador e polêmico, Reinaldo divide opiniões e chama atenção para situações que julga serem importantes onde reside. Contudo, quem o vê em jornais ou em seus manifestos realmente o conhece? Quem é Reinaldo? Quais são suas opiniões? Qual sua relação com a política, sociedade ou religião? O documentário busca responder estas questões.
Tema: ARTES
Tags:
País: Brasil
Duração: 12:33'
Diretor: Flávia Battistuzzo
Produtor: Tamires Fernandes e Flávia Battistuzzo
Ano: 2012
Formato: HD
Fotografia: Tamires Fernandes
Trilha: Banda Alambique
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Deixe o seu comentário