Documentário-despedida do homem que, até os 103 anos de idade tocou seu instrumento. Revela o legado de amizade, simplicidade e resistência do zabumpeiro 'Mané Rita', tendo como pano de fundo a sobrevivência da tradição secular das bandas de pífanos do interior do nordeste.
O documentário é uma das 40 histórias transformada em filme através do projeto Revelando os Brasis III; rodado em Iati, no agreste pernambucano.
Tema: CULTURA POPULAR
Tags: cultura
Programa Relacionado: Nordeste Cultural
País: Brasil
Duração: 15'
Diretor: Genaldo Barros
Produtor: Marcelo Camelo
Ano: 2008
Montagem: Charles Martins
Som Direto: Geraldo Freire
Fotografia: Charles Martins
Trilha: Zabumba de Mané Rita
Festivais:
VITÓRIA CINE VÍDEO (mostra do Revelando os Brasis)
FESTIVAL DE FILMES ETNOGRÁFICOS DO RECIFE
FESTIVAL DE CINEMA DE BRASÍLIA (mostra do Revelando os Brasis)
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Deixe o seu comentário