Ginga pela Arte... Ginga pela sobrevivencia.
Tema: CULTURA POPULAR
Tags: capoeira, samba paulista, tiririca
País: Brasil
Duração: 30'43"
Diretor: Joelson Ferreira
Produtor: Quantika
Ano: 2005
Formato: Digital
Comentário do Diretor: Este documentário resgata as origens e as personalidades que compõem o rico universo da cultura afro-brasileira, trazendo a agilidade, a ginga e a malícia de uma expressão artística e cultural que jamais poderá desaparecer.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Abordagem muito rica sobre variantes do samba, como a “Pernada” (RJ), “Batuque” (Ba) e “Tirica” (SP), influenciadas diretamente pela capoeira, entre os anos 30 e 60 do século XX. O documentário prioriza a prática daTirica em Sorocaba-SP. Na minha opinião faltou uma conexão, ainda que breve, da influência das religiões de matriz africana, haja vista que essa influência está presente em todas as manifestações culturais afro-brasileiras. Excelente trabalho.