Entre Vãos é um documentário etnolírico que se passa no Vão de Almas, habitado pela comunidade remanescente quilombola Kalunga, em Cavalcante (GO). Lizeni é uma menina kalunga de dez anos e é ela quem conduz nosso olhar por entre as brincadeiras de infância, o mundo adulto dos pais e a relação da família com a cidade mais próxima.
Tema: DIREITOS HUMANOS
Tags: brincadeira, chapada_dos_veadeiros, criança, etnográfico, infância, kalunga, negro, negros, quilombola
Programa Relacionado: Jovens Visões
País: Brasil
Duração: 19'50"
Diretor: Luísa Caetano
Produtor: Luísa Caetano e Ana Paula Rabelo
Ano: 2010
Formato: HD
Montagem: Luísa Caetano e Elias Guerra
Som Direto: Renato Telles
Fotografia: Carol Matias e Elias Guerra
Trilha: Anibal Diniz e Victor Valentim
Prêmios:
43° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro: Prêmio de Melhor Fotografia,Entretodos 4 – Festival de Curta Metragem de Direitos Humanos: Prêmio Visão Social,15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico: prêmio melhor curta
Festivais:
43° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro,16° É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários ,14ª Mostra de Cinema de Tiradentes,15º Festival de Cinema Luso Brasileiro – Santa Maria da Feira (Portugal),Cinélatino - 24èmes Rencontres de Toulouse (França),24º Festival Internacional Cinematográfico del Uruguay,Entretodos 4 – Festival de Curta Metragem de Direitos Humanos,6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América Latina,15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico,2º Cachoeiradoc – Festival de Documentários de Cachoeira,Festival Nacional de Cortos San Pedro 2011 (Argentina),III Festival de Filme Etnográfico de Recife
Filmografia do
Diretor:
diretora estreante
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
top, adorei, emocionante
Em algumas cenas revivi o meu passado, me emocionei, documentário perfeito, mostra a realidade vivida por aquele povo até hoje.