Pensar em Elefante é o vídeo que o grupo de jovens "Com a gente NÃO" da ESM N°18 apresentou no encontro final do programa "Jovens e Memória. Recordamos para o futuro". Este projeto se fundamenta na convicção de que a escola tem enorme potencial para contribuir com a memória coletiva. O ponto de partida não é apenas a premissa da memória como imperativo ético da educação em tempos de democracia, mas o reconhecimento do direito das novas gerações à memória. Neste contexto, os alunos da escola N°18 investigaram sobre o impacto da ditadura nas práticas educativas e se centraram na censura a duas obras, "Un elefante ocupa mucho espacio", de Elsa Bornemann, e "La planta de Bartolo", de Laura Devetach. Se questionaram e, juntos, construíram respostas, que foram pintadas em um mural repleto de cores. Este documentário narra a gestação e o nascimento da experiência coletiva de "pensar em elefante".
Tema: DIREITOS HUMANOS
Tags: dictadura, dictadura_argentina, dictadura_militar, ditadura, ditadura_argentina, ditadura_militar, educação, educación, especial_argentina, especial_educação, política
País: Argentina
Duração: 13'23"
Diretor: Mauro Gabriele, Lucia Buceta, Maria Laura Potroel
Produtor: Mauro Gabriele
Ano: 2012
Formato: HD
Montagem: Mauro Gabriele, Lucia Buceta, Maria Laura Potroel
Som Direto: Maria Laura Potroel
Fotografia: Miguel Saenz
Prêmios:
Primer Concurso sobre Derechos Humanos Enrique Juarez, Espacio Memoria.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Lindo e emocionante! Adorei.