O documentário acompanha a trajetória da cidade de Petrópolis desde sua origem, quando a Fazenda do Córrego Seco foi comprada pelo Imperador Dom Pedro I, em 1830. A Fazenda foi transformada em povoação e lá se construiu um palácio de verão para a família real, dando início à construção de Petrópolis. Com belas montanhas cobertas pela Mata Atlântica e banhada pelos rios Piabanha e Quitandinha, Petrópolis é o lugar da terra que talvez melhor mereça, do que qualquer outro, ser intitulado paraíso terrestre.
Tema: MEMÓRIA
Tags: cidade_histórica, cultura, famíliareal, imperador, palácio, petrópolis
País: Brasil
Duração: 24'
Diretor: Moacir de Oliveira
Produtor: Mário Lúcio Brandão Filho
Ano: 2000
Montagem: Marinho Antunes
Fotografia: Pierre Bonnereau
Filmografia do
Diretor:
“A Vida Apenas” (ficção, curta-metragem, 1968), “TWIN HITCH” (documentário técnico, 20min, 1978), “Senghor” (documentário, 1978), “Canta Diamantina” (documentário, curta-metragem, 1979), “Morar” (documentário, média-metragem, 1983), “Suíte Brasília” (Episódio do longa-metragem “Brasília a Última Utopia”, 20min, 1988), “Diamantina” (documentário, 24min, 1999), “Villa Boa de Goyás” (documentário, 24min, 1999), “Petropólis – Cidade de Pedro” (documentário, 24min, 2000), “Tradições Gaúchas” (documentário, 26min, 2000), “Bandas do Corpo de Fuzileiros Navais” (documentário, 26min, 2000), “João Câmara” (documentário, 31min, 2000), “Franz Weissmann – O Músico do Silêncio” (documentário, 22min, 2000), “Oscar Niemeyer – Pampulha – O Marco” (documentário, 23min, 2002), “A Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil” (documentário, 20min), “O Dia da Cultura 2000” (documentário, 70min, 2000), “Paulo Freire” (documentário, 25min, 2003), “Presença dos Judeus em Recife” (documentário, 30min, 2003), “Música Colonial em Minas Gerais” (documentário, 30min, 2003).
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
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