Rodrigo Grota nasceu em Marília (SP), mas atua como cineasta em Londrina, no Paraná. Para ele, fazer cinema fora do eixo Rio-São Paulo significa uma possibilidade de não ser vítima de um ritmo impiedoso de produção que exige que as coisas aconteçam muito rápido. Fora do eixo, há tempo para refletir e um encanto especial […]
As subjetividades do diretor e do espectador se cruzam quando o assunto é o resultado de um filme, ou seja, o que ele comunica. Sobre esta questão tão fascinante refletem os cineastas latino-americanos Dellani Lima, Cristian Pauls, María Paz González e Franca Gonzales.
Os realizadores Violeta Bruck e Rodrigo Salinas comentam sobre a realização audiovisual por coletivos.
O crítico uruguaio de cinema Amílcar Nochetti fala sobre a pirataria nos dias atuais, pontuando e justificando de forma crítica os atos que não caracterizam essa prática.
Pensar o que se filma, filmar o que se pensa como conhecimento em cinema. A produção cinematográfica e a Academia têm propósitos complementares? A professora do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina Andrea Scansani e o cineasta argentino Cristian Pauls falam o que pensam sobre este entrelaçamento.
Os realizadores Ezequiel Sanchez, Camilo Moreira e Luis Ospina comentam sobre a função social do documentário.
Fernando Venegas, produtor do FEDOCHI – Festival de Cine Documental de Chiloé, que acontece há mais de uma década da ilha chilena, conta por que esta mostra ficou conhecida como o “Festival da Igreja”.
O ato de experimentar está na origem do cinema, é o que lembra o cineasta brasileiro Dellani Lima. Neste vídeo, ele, junto com a cineasta argentina Franca Gonzales, os produtores uruguaios Luiz González e Patrícia Boero, e a professora de cinema Andrea Scansani, relacionam o documentário atual às maiores possibilidades de experimentação, de se aliar […]
Augusto Bernal Jiménez é sociólogo (Universidade Nacional da Colômbia) especialista em cinema, área em que atua como crítico e historiador. É diretor das revistas de cinema Arcadia va al Cine, Borradores de Cine e Betty Blue. É docente e diretor da escola colombiana de cinema BlackMaria e coordenador dos Seminários de Vanguarda em Fotogramas. Nesta […]
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.