No cinema, o som não é um simples acompanhamento da imagem, mas um elemento com valor próprio na obra audiovisual. É o que opinam neste vídeo sobre o tema os profissionais Franco Rimoldi, da Argentina, e Jeronimo Labrada, de Cuba.
Os interiores de um país também inspiram a criação artística e as construções subjetivas, defende a professora de cinema Amaranta Cesar. É preciso estimular a produção nesses lugares.
Cristian Pauls, cineasta argentino, critica o papel limitador que a TV exerceu sobre a produção documental mundial. Para Cristian, embora o documentário encontre nesta janela a principal possibilidade de largo alcance, não deve por isso se desenvolver como material unicamente informativo, ligado à comunicação e ao jornalismo, mas sim explorar seu potencial de expressão artística.
As realizadoras chilenas Paola Castillo, Maite Alberdi e Ximena Pereira falam sobre a realidade do acesso ao conhecimento da história recente e à educação na democracia chilena, recuperada após o fim do regime militar instaurado com o golpe de Estado em 1973.
Nesta entrevista, a diretora do Proimágenes, Claudia Triana, explica o que é esta entidade que administra fundos de fomento à produção cinematográfica da Colômbia, além de estimular a realização de produções internacionais no País.
O crítico de cinema Eduardo Russo observa as transformações que o documentário de criação, ao unir realidade e imaginação, está provocando no modo de fazer cinema e no olhar do público.
Criado no ano 2000 como uma pequena mostra internacional de documentários paralela a um fórum de coprodução, o DocBuenosAires evoluiu a um espaço qualificado para projeção de documentários inéditos e que representam verdadeiras obras cinematográficas. Ao mesmo tempo, se desenvolveu ao patamar de encontro para o conhecimento e debate de questões atuais da produção global […]
Ismael Perdomo, documentarista, e Lázara Herrera explicam quem foi Santiago Álvarez e pontuam a sua importância revolucionária para o documentário cubano. Santiago dirigiu cerca de 600 cinejornais, filmados em Cuba e em outros países da América Latina, e assina uma filmografia com mais de 90 filmes, sendo a maioria documentários. Inspirou a criação de um […]
É na montagem que finalmente se cria a história a ser contada num documentário, opina o cineasta Duda Leite. Para ele, a presença do imprevisto nas filmagens torna a fase da ilha de edição essencial para o resultado final. A cineasta chilena María Paz Gonzáles completa, ao dizer que a montagem é decisiva na descoberta […]
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.