O cineasta e membro da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas Jaime Lerner sublinha as principais ações da entidade, com destaque para o estímulo à organização do setor em todo o Brasil e à presença do curta-metragem nas janelas do País.
Pablo Nisenson, diretor do documentário Informe sobre la inequidad e produtor de Baldosas en Buenos Aires e Sangre en plomo, dimensiona a importância da etapa de exibição na cadeia produtiva do cinema para o pleno cumprimento do seu potencial cultural. O cineasta fala sobre o caso argentino, expondo a situação atual do mercado exibidor do […]
A internet é o nicho do momento, pontua a produtora venezuelana Maria Agüero. As possibilidades de alcance aumentaram com o suporte da rede, mas há que se ter alguns cuidados estéticos e críticos. Além de Agüero, destacam estes e outros pontos do tema os produtores Patrícia Boero, Arleen Cruz e Mauricio Manocvsky, o cineasta Marcelo […]
Os realizadores Jonathan Ortega e Pedro Jorge e as produtoras Paula Gomes e Carol Marins expõem as razões pessoais que os motivam a filmar documentários. Sentir-se vivo é uma delas.
A produtora venezuelana Maria Agüero desenha um breve panorama da produção audiovisual na Venezuela promovida pelo Estado, destacando o Centro Nacional Autônomo de Cinematografia – CNAC e a produtora estatal Villa del Cine.
Os produtores Patrícia Boero e Francisco Magnou, o crítico de cinema Amílcar Nochetti e a professora de cinema Andrea Scansani comentam as particularidades da produção documental no Uruguai, país pequeno que, no entanto, segundo Patrícia, tem Montevidéu como uma capital cultural para a América Latina e uma abundância de talentos na área audiovisual.
Luciana Abad explica por que a distribuidora argentina Hasta 30 minutos foi criada, destacando o potencial dos mercados latino-americanos para a circulação da produção dos países desta região. Para ela, outros mercados internacionais são importantes, mas as obras da América Latina precisam estar acessíveis ao seu público de origem.
Os professores de cinema João Massarolo, Amaranta Cesar e Maria Celina Ibazeta falam sobre os encontros da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual – SOCINE na perspectiva do amadurecimento do cinema e audiovisual como campo autônomo de reflexão e pesquisa.
Julieta Keldjian, professora uruguaia de cinema, sublinha o urgente entendimento da preservação do patrimônio como uma questão de acesso, e o protagonismo que devem ter os produtores na avaliação do material a ser preservado, para que esta decisão não recaia substancialmente sobre as instituições.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.