O documentário “Boi de Máscaras”, retrata a manifestação folclórica, espécie de “boi-bumbá”, que ocorre em São Caetano de Odivelas, município de 17 mil habitantes no litoral nordeste do estado do Pará, a 120 km de Belém, no norte do Brasil. A manifestação surgiu no início do século passado como uma brincadeira de amigos pescadores depois do trabalho árduo no mar, para festejar a quadra junina. Ganhou a adesão espontânea da população a cada ano, resistiu ao tempo e às mudanças culturais e de comportamento, e instituiu-se como parte da cultura e identidade locais. Hoje o Boi de Máscaras é conhecido como uma das principais manifestações da cultura popular e folclórica do Pará. O Boi de Máscaras é a manifestação representada por vários bois. Os mais tradicionais no município são o Boi Tinga, o mais antigo, que vai às ruas desde 1937, o Boi Faceiro, Boi Mascote e Boi Preto Velho. O documentário mostra como nasceu a manifestação, o trabalho dos mestres populares que confeccionam o boi, e dos artesãos que fazem as máscaras, capacetes e vestes dos personagens que compõem a brincadeira, a participação dos músicos e a contribuição das centenárias bandas de música de São Caetano de Odivelas.
Tema: ARTES
Tags: boi, Boi de Máscaras, Boi Tinga, bumba-meu-boi, odivelas, pará
País: Brasil
Duração: 51'55"
Diretor: Angela Gomes & Cezar Moraes
Produtor: Angela Gomes
Ano: 2012
Formato: MINIDV
Montagem: Angela Gomes
Fotografia: Bruno Assis, Cezar Moraes
Trilha: Orquestras de boi de máscaras
Festivais:
4º Curta Amazônia (2013), RO
Comentário do Diretor:
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Amo de paixão, a cultura popular, como adquirir CDs? Vocês estão de parabéns
Oi Palmira, que bom que gostou do doc, obrigada! Pode entrar em contato conosco pelo email visionariafilmes@gmail.com.