Os bambas que não deixam o samba morrer no centro de São Paulo.
Tema: ARTES
Tags: arte, cultura_popular, samba
País: Brasil
Duração: 27'
Diretor: Pedro Dantas e Cristian Cancino
Produtor: Gabriela Previdelo
Ano: 2002
Formato: HD
Montagem: Pedro Dantas
Som Direto: Federico Reyna
Fotografia: Cristian Cancino
Trilha: Murilão da Feira (Pérola Negra), Sol da Vai-Vai, PRJ Samba Autêntico
Filmografia do
Diretor:
Pedro Dantas recebeu como diretor de filmes de documentais – KinOpoÉTicaS – Torpellino (2010), La Moneda (2009), Ermelino É Luz (2009), Lamento Paulista (2008), KollaSuyo - A Guerra do Gás (2006), a série original ¿Onde Está América Latina? (2005), e Argentina Acorralada (2003) - um total de 15 prêmios em importantes festivais de cinema do país, tais como Gramado Cine Vídeo, Jornada Internacional de Cinema da Bahia, Festival de Cinema de Curitiba, FAM (Florianópolis Audiovisual do Mercosul) e Mostra do Filme Livre-RJ.
Atualmente cursa Mestrado "Magíster en Cine Documental de la Univesidad de Chile". É Coordenador Geral e Curador do SP Leste em Movimento - 1º Festival de Cinema da Zona Leste de São Paulo, cujo a primeira edição foi em 02/2011. É bacharel em jornalismo pela PUC-SP (2002).
Comentário do Diretor: Realização de jovens estudantes de jornalismo e cinema documental, uma equipe dedicada que em dois dias de filmagem captou o material que compõe este documentário. As dificuldades e improvisações de artistas populares e da própria equipe de filmagem e captação de som em um pagode de botequim são talvez a principal característica deste documentário.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
E NÓS NO SAMBA TOCANDO PRA FRENTE ONTEM, HOJE E SEMPRE. FILME QUE NOS DÁ VISIBILIDADE E MORAL!