A Dança de São Gonçalo é uma herança portuguesa que se difundiu por muitas cidades brasileiras, tomando características de cada região. Em Ribeirão Branco ela tem mais de um século de execução. A dança é dividida em "Rodeadas", que são sequencias de coreografias, comandadas pelos violeiros. Cada rodeada pode durar mais de uma hora dependendo sempre do número de participantes e o número de sequencias de coreografias que vão sendo criadas pelos violeiros, sempre aumentando a dificuldade, e aqueles que estão atras da fila tem que seguir os que estão na frente. Assim que termina um ciclo de coreografias se completa a Rodeada. É comum ter várias rodeadas durante o dia ou à noite, se tornando um ritual longo e exaustivo mas que é celebrado com muita devoção pelos romeiros. Essa é uma das tradições que estão em extinção no País, pela evasão dos jovens em continuar com a cultura dos mais velhos. Mais que uma simples tradição religiosa, a Dança de São Gonçalo tem um valor social, que carrega em si muito da identidade cultural de sua localidade, com toda sua carga histórica, que merece apoio para sua preservação. Aqui a dança é representada no Bairro Água Branca, distrito rural de Ribeirão Branco, cidade situada no extremo sul do Estado de São Paulo. São Gonçalo oficialmente não é considerado SANTO pela Igreja Católica, mas sim BEATO.
Tema: CULTURA POPULAR
Tags: caipira, cleiner micceno, dança, dança de são gonçalo, especial_religiosidade, raiz, ribeirão branco, viola, violeiros
País: Brasil
Duração: 9'36"
Diretor: Cleiner Micceno
Produtor: Mambo Produções
Ano: 2013
Formato: HD
Montagem: Cleiner Micceno
Fotografia: Cleiner Micceno
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
oi
Obrigada agora eu n vou tirar 0 na prova
Você é muito legal
Oi
oi
Obrigada agora eu n vou tirar 0 na prova
Você é muito legal
Oi
Bom muito bom agora vou tirar 10 na prova !!!!! 🙂
Rico documento sobre a tradição simples do povo e dos devotos de São Gonçalo. A tradição popular portuguesa que remonta os tempos coloniais brasileiros.