Uma documentarista brasileira encontra uma jovem cubana que sonha em viajar o mundo e tem medo de nunca conseguir. Neste encontro, nasce uma amizade que mostra o fascínio que uma tem pela liberdade da outra e o triste momento da despedida.
Tema: CULTURA POPULAR
Tags: cores, cuba, especial_Cuba, estrangeiro, havana, janelas, performance, teatro, transformismo, viagem
País: Cuba, Brasil
Duração: 19'52"
Diretor: Thais Guisasola
Produtor: Thais Guisasola
Ano: 2011
Formato: HD
Montagem: Thais Guisasola
Som Direto: Luiz Otávio
Fotografia: Ananda Cruzes
Trilha: Inbar Heyman
Prêmios:
Melhor documentário no Five College Film Festival, MA EUA
Festivais:
Five College Film Festival MA, EUA
Ciclo de Cine, Santiago Chile
Comentário do Diretor: Cuba explode com suas cores e vivacidade e ao mesmo tempo com sua melancolia afogada na esperança de sonhar outros mundos. A impossibilidade de uma jovem sair de Cuba, e a diferença entre o cubano e o estrangeiro faz essa relação ser uma verdadeira travesti social. Colocamos máscaras a todo tempo para nos enquadrarmos, e o que me deparo é justamente a necessidade de assumir nossas diferenças. Com a possibilidade de sair de Cuba a qualquer momento e carregada deste símbolo de liberdade, passeio pelas ruas de Cuba encontrando um pouco de mim em cada pessoa de lá; rasgando entre as entrelinhas a vontade de conectar e descobrir apesar de uma vergonha inerente de estar em uma posição de poder.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Deixe o seu comentário