Através da trajetória de um trabalhador de subsolo das minas de carvão, os aspectos negativos da mineração carbonífera para o homem e a natureza. O mineiro é a primeira vítima do processo extrativo ao contrair a pneumoconiose, doença que causa envelhecimento precoce ou à morte.
Tema: DIREITOS HUMANOS
Tags: carvão, especial_meioambiente, mineração, natureza, pneumoconiose, saúde, trabalhador
País: Brasil
Duração: 16'
Diretor: Penna Filho
Produtor: Zeca Pires
Ano: 1995
Formato: HD
Montagem: Máximo Barro
Fotografia: Rodolfo Ancona Lopez
Festivais:
Gramado, 1995 (Kikito do Júri Popular); Troféu Margarida de Prata(1995, Melhor curta brasileiro, da CNBB), Festival Internacional de Algarve, Portugal(1997, prêmio de Melhor Documentário Internacional); Prêmio III Resgate do Cinema Brasileiro(1994, MinC/Finep como projeto); Finalista no Festival Huy, Bélgica; selecionado para vários festivais nacionais e estrangeiros.
Filmografia do
Diretor:
Doce de Coco(2009, longa, a ser lançado em outubro-09;vencedor de edital do Gov. de SC); Um Craque Chamado Divino(2006, doc/longa, lançado em circuito e homevideo); Alma Açoriana(2001, doc/média); Féndó-Tributo a Uma Guerreira(2000,doc/média); USP-Universidade de São Paulo(1980, doc/média); Memória Social Urbana(1978, doc/média), Herança(1976, doc/curta); Até o Último Mercenário(1971, longa); O Diabo Tem Mil Chifres(1970, longa); Amores de Um Cafona(co-direção, 1970); Águias de Fogo(roteirista e dir.assistente-1967/68, série ficcional de 26 episódios em 35 mm para televisão); Mensagem(1967, curta).
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Deixe o seu comentário