Terceiro documentário de uma série na Amazônia equatoriana. Sarayaku é uma comunidade indígena localizada na cidade de Pastaza. Sarayaku ( “rio de milho”) está habitada por 1200 pessoas da nacionalidade kichwa. O sistema do governo é a democracia direta mediante assembléia. Em 2002, a companhia argentina CGC (Companhia Geral de Combustíveis), acompanhada pelo exército equatoriano, entrou ilegalmente em território de Sarayaku, e enterrou 1500 kg de explosivos. O caso foi levado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, criando um precedente histórico na defesa dos direitos indígenas. A Constituição e o convênio 169 da OIT determinam que seja realizada consulta prévia, livre e informada aos povos indígenas antes de iniciar trabalhos de explosão. Atualmente existe a ameaça da XI Ronda petroleira, que pode afetar uma imensa área onde vivem sete nacionalidades indígenas.
Tema: IDENTIDADE
Tags: amazonía, ativismo, derechos_humanos, Direitos Humanos, ecuador, equador, petróleo, sarayaku
País: España
Duração: 29'
Diretor: Arturo Hortas
Produtor: Arturo Hortas
Ano: 2011
Formato: HD
Montagem: Arturo Hortas
Som Direto: Arturo Hortas
Fotografia: Arturo Hortas/Leah Temper
Trilha: Luis Eduardo Aute/Grupi Ikara/Yaku Viteri
Filmografia do
Diretor:
- Sucumbíos, tierra sin mal
- Yasuní, el buen vivir
- EL caso Sarayaku
Comentário do Diretor: Tercer documental de una serie en la Amazonía ecuatoriana sobre indigenismo y petróleo.
Sensibilizar, provocar, alegrar, emocionar e inspirar. A Mostra CurtaDoc convida o público a vivenciar a força transformadora do cinema, valorizando produções de curta-metragem que retratam a diversidade e a complexidade da realidade brasileira — com especial atenção a temas sociais, ambientais e culturais.
Palestras . Diálogos . Oficina A riqueza dos documentários brasileiros como ampliação de horizontes dos estudantes para as coisas do mundo. Possibilidades de mediação, circulação de saberes, emoções e experiências, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Todo apoio aos povos nativos que em sua sabedoria milenar defendem seu direito a terra e lutam para preservar Pacha Mama, contra as brutalidades do capital imperialista.